top of page
Buscar
  • Foto do escritorFenerick

Criando comunicação entre MetaTrader5 e Telegram

O aplicativo de mensagens Telegram tem se tornado cada vez mais popular, batendo recordes de novos usuários. Esse mensageiro tem um diferencial muito atrativo em relação aos principais aplicativos competidores, que é a possibilidade de criar chatbots. Esses bots permitem automatizar o envio e leitura de mensagens, criando uma infinidade de possibilidades de automação de processos.


Quando se fala em MetaTrader5 e em automação de operações, logo se pensa em diversas possibilidades de integração com o Telegram. Seja para o envio de mensagens alertando sobre as operações realizadas, a leitura de mensagens para execução de operações ou qualquer outra tarefa, criar esse tipo de automação pode trazer muito mais praticidade e possibilidades para a vida dos investidores e traders.


O passo a passo para a criação de bots e para a integração com o MetaTrader5 não é complicado, e vamos aprender agora!


O primeiro passo é criar o bot no Telegram. Para isso, basta buscarmos no chat por BotFather e, entrando nesse chat, digitarmos o comando /newbot. Na sequência, precisamos decidir o nome do nosso bot e, por fim, o nome de usuário dele. Esse último deve ser único, então poderão acontecer algumas tentativas sem sucesso, até ser colocado um nome não antes utilizado por outro usuário.



Concluído o processo, o BotFather responderá apresentando o token (código de acesso) do seu bot. Guarde bem esse token, pois ele será utilizado posteriormente para a realização da conexão com o bot!


Ainda antes de partirmos para o código, precisamos liberar a API do Telegram nas URL's permitidas pelo MetaTrader5. Para isso, basta ir ao menu "Ferramentas" e em "Opções" nesse menu. Dentro da aba "Expert Advisors", marcar a caixa de permissão de URL's e adicionar a URL https://api.telegram.org/ na lista.





Por fim, precisamos copiar os arquivos referentes à biblioteca de comunicação com Telegram para a pasta "Include" do MetaTrader5. Os arquivos estão disponíveis no GitHub (https://github.com/RafaelFenerick/MQL5Telegram).


Para acessar a pasta "Include", basta ir ao menu "Arquivo" e em "Abrir Pasta de Dados" nesse menu. Uma vez aberto o diretório, basta navegar para as pastar "MQL5" e "Include". Dentro dessa última, colar os arquivos copiados do GitHub.




Pronto! Agora é só partir para o código. Mas essa parte eu deixo para explicar por vídeo. Acesse já no YouTube para aprender a codificar o seu primeiro robô, conectando o MetaTrader5 com o Telegram! Daí em diante, as possibilidades são infindáveis!





Se tiver dúvidas e precisar de ajuda, ou se tiver interesse em compartilhar informações e ideias com outros investidores, traders, ou programadores, acesse já o nosso grupo do Discord: https://discord.com/invite/wm58rj2. O grupo é muito ativo, com discussões sobre diversos temas relacionados ao mercado financeiro e com todos se ajudando sempre. Essa é a melhor forma de evoluir!


Acesse também nosso canal no YouTube! Além do tema desse artigo, o canal possui muito mais conteúdo, buscando sempre disseminar conhecimento!



Bons estudos, bons trades, e até a próxima!

980 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page